Carros pretos lideram rankings de acidentes

Carros pretos lideram rankings de acidentes

Os carros brancos proporcionam uma melhor visibilidade e, assim, são menos propícios a sofrerem acidentes. Esta foi a principal conclusão do Vehicle Colour Study, um estudo conduzido pelo Monash University Accident Research Centre, de Melbourne.

O estudo afirma que os carros pretos têm um risco de acidente 12% maior que os carros brancos, enquanto o risco de acidentes para os carros cinzentos, em relação aos brancos, é de 11%. Os carros prateados têm um risco de acidente 10% maior.

“[Os carros] pretos, azul-escuros e verdes têm tendência a misturarem-se e a perderem-se no ambiente das estradas”, explicou Stuart Newstead, pesquisador sénior da universidade australiana.

Leia o estudo na íntegra e em inglês.

Newstead, que disse que os resultados correspondem aos esperados, revelou que os proprietários deveriam pensar seriamente na cor do seu carro novo, colocando em primeiro lugar a segurança e, só depois, a preferência e gosto pessoal.

O pesquisador adverte ainda os proprietários de carros escuros para ligarem os faróis em dias nebulosos ou de pouca visibilidade. “[Estas pessoas] têm de ficar o mais visíveis possível, guiando com os faróis ligados ou mesmo instalando faróis de dia”, explica Jack Haley, outro especialista em automóveis.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores