Génio de 13 anos da Serra Leoa constrói gerador com sobras encontradas no lixo

Génio de 13 anos da Serra Leoa constrói gerador com sobras encontradas no lixo

Se se acha um génio porque conseguiu mudar a torneira da cozinha ou instalar o auto-rádio, então leia esta história. O que Kelvin Doe, um adolescente de 13 anos da Serra Leoa, faz com as sobras que encontra no lixo está a deixar meio mundo espantado: ele constrói geradores, baterias e transmissores a partir de materiais que, para outro cidadão, não valem nada.

Doe não teve qualquer formação ou treino, mas as suas capacidades não passaram despercebidas ao MIT, que o convidou para o seu programa de visitantes. Aliás, Doe tornou-se o mais jovem frequentador deste programa.

Segundo o Grist, o jovem construiu baterias para electrificar as casas das pessoas – a Serra Leoa tem uma infraestrutura eléctrica frágil, por isso muitas vezes a electricidade chega a muitas habitações apenas uma vez por semana –, transmissores de rádio FM e geradores.

No MIT, Doe vai desenvolver outras competências, para que possa regressar ao seu país e melhorar a qualidade de vida dos seus concidadãos.

De acordo com o Grist, o jovem actua inclusive como DJ – é o DJ Focus – aproveitando os seus dons de inventor para melhorar a cultura e entretenimento dos seus amigos e vizinhos.

Recorde outro projecto inovador da Serra Leoa: Foday Melvin Kamara, que se especializou em transformar partes de velhos automóveis em todo o tipo de maquinaria, desde equipamentos para a agricultura ou até máquinas de venda de preservativos.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores