Veículo aquático solar projectado para salvar vidas no mar (com FOTOS)

O ASAP é um novo veículo com características de mota de água e paddleboard movido a energia solar. O modelo foi originalmente concebido pelo britânico Ross Kemp como um meio versátil para salvar vidas no mar.

ASAP significa As Soon As Possible (O Mais Rápido Possível) – um nome apropriado tendo em conta que o designer criou o veículo para funcionar como uma embarcação de resgate. De acordo com o Inhabitat, a ideia surgiu durante um curso de formação de salva-vidas, no qual Kemp descobriu o quão difícil é resgatar pessoas na água. Começou então a desenvolver uma estrutura alimentada por um motor eléctrico capaz de transportar uma pessoa que possa socorrer outras em apuros.

Após meses de trabalho, o ASAP que hoje vemos é o segundo protótipo desenvolvido. Basicamente, o veículo é uma lancha ultraleve equipada com um motor eléctrico que o projecta a uma velocidade de cerca de 24 Km/hora.

Tendo sido pensado para ajudar a salvar pessoas, tem uma plataforma central inclinada que permite deslizar rapidamente. Tem também um casco de catamarã em forma de V que corta as ondas, permitindo uma viagem muito segura em águas agitadas.

O ASAP já ganhou um prémio como Best Startup Business, nos Lloyds TSB Enterprise Awards, no Reino Unido, no início deste ano. Kemp espera agora também conseguir vender o seu veículo solar no mercado do lazer, tornando-o protagonista das mais incríveis aventuras aquáticas.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta