Couves-de-Bruxelas acendem árvore de Natal em Londres

Couves-de-Bruxelas acendem árvore de Natal em Londres

A árvore de Natal colocada em South Bank, Londres, tem uma particularidade que nos deixa com mixed feelings – ou sentimentos contraditórios, na nossa bela língua. Desenvolvida por jovens cientistas da cidade, que participaram na feira científica Big Bang UK, a árvore é alimentada por couves-de-Bruxelas.

Sim, leu bem: os jovens construíram uma bateria com mil couves-de-Bruxelas, ligando a cada uma delas eléctrodos de zinco e cobre. O contacto destes materiais provoca uma reacção química que gera corrente eléctrica e acende as lâmpadas LED, que iluminam a árvore de Natal.

Juntas, as mil couves produzem uma corrente de pouco mais de 60 volts, mas é o suficiente para iluminar a árvore e garantir a decoração natalícia desta zona londrina – e chamar a atenção para as infinitas possibilidades da energia limpa.

Se é verdade que esta iluminação não prejudica directamente o ambiente, não nos podemos esquecer que estragar mil couves-de-Bruxelas para iluminar uma árvore de Natal não faz nenhum sentido, sobretudo quando o desperdício alimentar está cada vez mais presente nas sociedades desenvolvidas.

A lógica do sistema funciona com outros vegetais e frutas, sendo que, quanto maior é a concentração de água no alimento, melhor poderá ser o seu desempenho como condutor eléctrico. Mas valerá a pena?

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores