Coimbra será a primeira cidade do mundo com iluminação 100% LED

Coimbra será a primeira cidade do mundo com iluminação 100% LED

Coimbra tornar-se-á na “primeira cidade do mundo 100% LED” (light-emitting diode) na iluminação pública, no âmbito do projecto europeu Transparense, anunciou esta semana a Universidade de Coimbra (UC).

Até 2015, Coimbra ficar 100% LED, o que lhe permitirá uma poupança energética da ordem dos 70% com a instalação de cerca de 35 mil luminárias com tecnologia de díodo emissor de luz (LED).

A instalação das luminárias na rede de iluminação pública de Coimbra integra-se num dos projectos-piloto de contratos de desempenho energético (CDE), que vai ser desenvolvido no âmbito do Transparense.

Ainda de acordo com a universidade, o projecto-piloto será acompanhado por uma equipa de investigadores do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da UC, e estará a cargo das empresas ISA (Intelligent Sensing Anywhere) e MRG (Manuel Rodrigues Gouveia), ambas de Coimbra.

Segundo o jornal português Construir, o projecto europeu Transparense visa “aumentar a transparência e honestidade do mercado dos serviços energéticos em toda a Europa e, principalmente, facilitar a elaboração e implementação de contratos de desempenho energético (CDE)”, sublinha a universidade.

Orçada em CVE 231 milhões (€2,1 milhões), a investigação é financiada pelo Programa Energia Inteligente Europa e reúne 20 parceiros europeus.

Foto:  Bernt Rostad / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores