União Europeia apoia desenvolvimento de Cabo Verde

União Europeia apoia desenvolvimento de Cabo Verde

O comissário da União Europeia (UE) para o Desenvolvimento Andris Piebalgs oficializou €55 milhões (cerca de 6 mil milhões de escudos cabo-verdianos) de apoio a Cabo Verde para o período 2014/2020, destinados ao crescimento económico e projectos de energia (sobretudo renovável), informa a Agência Lusa.

O anúncio foi feito por Piebalgs na Cidade da Praia durante uma visita de pouco mais de 24 horas a Cabo Verde, onde destacou que o montante visa apoiar ainda a luta contra a pobreza, o crescimento sustentável e inclusivo e a boa governação.

O comissário europeu, de nacionalidade letã, indicou que a UE, através do Banco Europeu de Investimentos, pretende elevar dos actuais 87% para 100% a taxa de penetração de energia eléctrica à população de Cabo Verde (cerca de 530 mil habitantes).

Piebalgs chegou na manhã de 14 de Fevereiro à Cidade da Praia, onde começou por visitar o parque eólico da Cabeólica, o maior de África e localizado nos arredores da capital cabo-verdiana, projecto que permitiu, logo após a entrada em funcionamento, em 2011, criar uma taxa de penetração de 25% na produção de energia no arquipélago.

Depois participou na abertura de um seminário sobre energias renováveis e encontrou-se com as autoridades cabo-verdianas. Antes de regressar a Bruxelas, Piebalgs visitou ainda o Centro de Energias Renováveis da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental e visitou o presidente cabo-verdiano Jorge Carlos Fonseca.

Foto:  dickdotcom / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores