Microsoft apoia pesquisa sobre mudanças climáticas

Microsoft apoia pesquisa sobre mudanças climáticas

Com o objectivo de ajudar a prever os impactos causados pelas alterações climáticas e maneiras de lidar com elas, a Microsoft Research faz um apelo para projectos de pesquisa sobre o tema que utilizem computação em nuvem.

O programa Climate Data Award vai apoiar 40 projectos e permitirá o uso gratuito de recursos de computação em nuvem, da plataforma Windows Azure, durante 12 meses.

Cada um dos projectos apoiados terá até 180 mil horas de tempo de computação em nuvem e 20 terabytes de espaço de armazenamento. Para além disso, serão oferecidas sessões de treino para que os investigadores possam aprendam a utilizar as ferramentas desse recurso.

O Windows Azure é uma plataforma criada para o desenvolvimento e gestão de aplicações e serviços na internet, refere o Planeta Sustentável. Vão ser selecionados os projectos que apresentarem ideias originais e que permitam avanços nas pesquisas utilizando o Windows Azure.

As propostas deverão ser submetidas até ao dia 15 de Junho e devem descrever o problema base da pesquisa e a sua importância. Prevê-se, também, que incluam uma estimativa dos recursos necessários – como por exemplo requisitos de armazenamento.

Esta medida surge no âmbito do anúncio feito pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em Junho de 2013, sobre o Plano de Acção Climática para ajudar a prever e a lidar com os impactos e mudanças climáticas. O formulário de inscrições e outras informações sobre o programa podem ser consultados no site.

Foto:  Amit Chattopadhyay / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores