Reservatório armazena água da chuva e combate incêndios na Amazónia (com FOTOS)

Reservatório armazena água da chuva e combate incêndios na Amazónia (com FOTOS)

Cientistas e designers chineses desenvolveram um projecto de um reservatório de água da chuva para a Amazónia, denominado Rainforest Guardian Skyscraper.

Os criadores deste reservatório inspiraram-se na flor de Lótus, famosa pela sua capacidade de crescer em cima da água, e extremamente adaptável a ambientes aquosos. O objectivo desta ideia é combater os incêndios na floresta e remete-nos para mais um exemplo de como a natureza pode ajudar a resolver problemas da humanidade, mantendo a sustentabilidade ambiental, de acordo com o Planeta Sustentável.

“As raízes aéreas absorvem e armazenam o excesso de água, sem perturbar o ecossistema e, em caso de incêndio, os bombeiros voadores vão até o local para apagar o fogo com a água armazenada”, explicaram os designers – Jie Huang, Jin Wei, Qiaowan Tang, Yiwei Yu e Zhe Hao. Neste caso, porém, os bombeiros não são pessoas, mas os drones que fazem o armazenamento da água na torre e pulverizarão as áreas necessitadas.

Além de armazenar a água e combater incêndios, a construção terá laboratórios para monitorizar as condições climatéricas e a estabilidade dos ecossistemas.

“O espaço poderá servir, também, como área de exposição para que os turistas se tornem mais conscientes da importância vital da Amazónia na humanidade”, referem os cientistas.

Apesar do Rainforest Guardian Skyscraper ainda não ter saído do papel, o projecto foi mencionado na 9ª edição da competição de arranha-céus realizada por uma revista americana. A revista pretende homenagear os prédios inovadores e explica que recebeu quase 600 inscrições de 43 diferentes países.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores