Criar energia limpa através do poder da música (com FOTOS)

Criar energia limpa através do poder da música (com FOTOS)

Diana Simpson Hernandez, finalista do Royal College of Art, criou um shaker – instrumento de percussão – , o SPARK, que permite converter a energia cinética produzida quando é agitado em energia eléctrica. Basta ligar uma lâmpada ao shaker ou um carregador de telemóvel e a energia cinética é convertida em electricidade.

O projecto, chamado Shake Your Power, foi concebido para proporcionar energia limpa em locais do mundo sem eletricidade e através do poder da música. O shaker vai ser lançado no Quénia, onde 75% da população vive sem acesso à electricidade, refere o Inhabitat.

Ter a possibilidade de ler à noite ou carregar pequenos aparelhos permite às pessoas ter uma melhor educação e acesso a vários serviços.

O shaker criado pela estudante utiliza a indução magnética para produzir energia ao mesmo tempo que é tocado. A energia armazenada, num pequeno acumulador incorporado, serve depois para alimentar uma lâmpada LED. O conceito do shaker é baseado no coração humano: a fonte de energia para o corpo humano, um símbolo de força e coragem que interliga todas as pessoas numa comunidade global.

Também o som do shaker foi pensado ao pormenor, já que as contas dentro do objecto colidem com diferentes faces, produzindo um som complexo e único.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores